Banner do Blog

Sobrou pro chef: creme de ervilha com brócolis, agrião e hortelã do Benny Novak

Imagem do post

Benny Novak é chef de cozinha, empresário e pai de quatro filhos. Ele está há vinte anos à frente do Ici Bistrô, é chef da Tappo Trattoria, e também é sócio da Companhia Tradicional, dona do Pirajá, do Astor, da Braz Trattoria, entre outros restaurantes.

 

Nas mãos dele, o desafio de criar um novo prato usando as sobras planejadas e ainda incluir dois tipos de hortaliças foi vencido com sucesso, e resultou em uma receita prática, saudável e saborosa. A porção extra de ervilha se transformou em um delicioso e refrescante creme. Brócolis e agrião foram incluídos no preparo levando mais saúde e sabor ao prato. O toque final ficou por conta da hortelã. Mas olha só,  sopa não foi servida sozinha! Os acompanhamentos são: farofa de pão amanhecido com bacon e um ovo pochê. De dar água na boca, não é mesmo?


Creme de ervilha com brócolis, agrião e hortelã

Por Benny Novak

Rende 4 porções


2 xícaras (chá) de ervilha seca cozida e escorrida

1 maço de miniagrião (100 g) 

⅓ de brócolis ninja grande

1 cebola pequena

1 dente de alho

50 g de bacon em peça 

¼ de xícara (chá) de folhas de hortelã

500 ml de água

2 xícaras (chá) da água do cozimento da ervilha

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de óleo

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

  1. Corte os brócolis em floretes médios, coloque numa tigela, cubra com água e lave bem. Escorra a água dos brócolis e reserve. Lave o agrião sob água corrente e reserve. 
  2. Descasque e corte a cebola em cubos grandes. Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho. Corte o bacon em cubos médios.
  3. Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, o óleo e adicione o bacon. Mexa por 2 minutos para liberar a gordura do bacon. Adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  4. Acrescente o agrião e refogue até murchar. Junte os floretes de brócolis e misture bem. Regue com a água, tempere com sal e pimenta a gosto e adicione a água do cozimento da ervilha. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos depois de ferver, ou até que os brócolis fiquem macios. Desligue o fogo e misture a ervilha cozida apenas para aquecer.
  5. Com a escumadeira, transfira a ervilha e as hortaliças cozidas para o liquidificador. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até formar um creme liso. Volte a sopa para a panela e reserve.
  6. Divida a sopa em 4 pratos e sirva com o ovo pochê e a farofinha de pão.

PARA A FINALIZAÇÃO


1 pão francês amanhecido

50 g de bacon em peça

1 colher (sopa) de manteiga

4 ovos

½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco

 

  1. Passe o pão francês pela parte grossa do ralador. Pique o bacon em cubinhos.
  2. Leve uma frigideira antiaderente com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque o bacon e mexa de vez em quando até dourar. Adicione o pão e misture até que fique dourado. Transfira a farofa para uma tigela e reserve.
  3. Passe um pedaço de papel-toalha no fundo da frigideira (nem precisa lavar). Preencha a frigideira com água e volte ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, quebre um ovo numa tigela.
  4. Assim que a água ferver, misture o vinagre e coloque o ovo com cuidado — com a escumadeira, mexa a clara que estiver coagulando para cobrir a gema. Repita o processo com os outros ovos e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, até que as claras estejam cozidas e as gemas cremosas.
  5. Com a escumadeira, transfira um ovo pochê para cada prato.