Banner do Blog

'Rita, Help! De A a Z': P de pão

Imagem do post

P de pão. Só de pensar nas receitas do Panelinha dá para sentir o cheirinho de pão saindo do forno e tomando conta da casa... Aliás, pão nunca falta na minha casa e aqui vai a primeira dica de reaproveitamento: 

 

 
 
 
View this post on Instagram

P de pão. Pão nunca falta na minha casa. As fornadas são quase diárias e, se tem um pedacinho sobrando, o reaproveitamento é total. Dá para assar com azeite e fazer croutons, transformar em farinha de rosca ou usar como ingrediente principal de uma sobremesa bem tradicional: pudim de pão. Vou deixar aqui uma receita que é bem simples, de um acessório culinário, aquele toque que transforma saladas, sopas, risotos e até o frango grelhado do dia a dia: farofinha de pão. INGREDIENTES 1 pão francês amanhecido 1 colher (chá) de alecrim seco ¼ de colher (chá) de alho desidratado ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca 2 colheres (sopa) de azeite sal a gosto MODO DE PREPARO 1. Corte o pão amanhecido em fatias grossas e transfira para o liquidificador (ou processador de alimentos). Junte o azeite, o alecrim e o alho. Tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa – pare de bater e mexa de vez em quando com uma espátula para misturar os ingredientes. 2. Em uma frigideira, leve a farofa ao fogo médio. Mexa com uma espátula por 5 minutos, ou até dourar. Junte a pimenta calabresa e mexa por mais 2 minutos apenas para incorporar os sabores – se a pimenta ficar muito tempo na frigideira pode queimar. 3. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar. #RitaHelpDeAaZ

A post shared by Rita Lobo (@ritalobo) on

 

Para quem mora sozinho, olha que solução boa:

 

 

Pode trocar fermento biológico por fermento químico? Precisa mesmo sovar a massa? Dá para substituir a farinha de trigo por farinha integral? Descubra no FAQ do Pão do Panelinha!

Clique aqui para o ver o FAQ do Pão!

Pão na salada é tão bom que tem receita e nome próprios!

 

 

 

E não podia faltar a aula de pão sem forno!

 

Assista aqui a série completa de 'Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena':