Banner do Blog

Coxinha de cogumelo do chef Moacir Santana

Imagem do post

Moacir Santana, que recebi no episódio Coxinha do Cozinha Prática Novos Ares, não tem medo de experimentar. Nessa coxinha, tudo é um pouco diferente. Essa versão vegetariana tem cogumelos com ares bem orientais no recheio. Já a massa, preparada com mandioca, batata e mandioquinha, fica bem levinha. Confira o passo a passo e experimente.

Tudo sobre o episódio

Tudo sobre a temporada

 

Rende cerca de 30 unidades

Tempo de preparo: mais de 2h

 

Para o recheio

750 g de cogumelo 

75 g de manteiga 

75 ml de molho shoyu 

10 talos de cebolinha fatiada fino

1 xícara (chá) de queijo muçarela ralada 

pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

 

  1. Corte os cogumelos em pedaços de cerca de 3 cm. 
  2. Leve  uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione os cogumelos picados e mexa por cerca de 5 minutos até murcharem bem. Junte o shoyu, tempere com pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até o caldo secar. Desligue o fogo e misture a cebolinha.
  3. Sobre uma tigela, transfira os cogumelos para uma peneira e deixe esfriar completamente antes de montar as coxinhas com o queijo ralado – isso evita que o caldo do cozimento e o calor do recheio umedeça a massa.

 

Para a massa


200 g de mandioquinha cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200 g de batata inglesa cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200 g de mandioca cozida e espremida (cerca de 1 xícara)

200  g de farinha de trigo 

160 ml de água 

100 g de manteiga 

10 g de sal

pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

2 claras de ovo

farinha de rosca caseira para empanar

1 litro de óleo para fritar

 

  1. Numa panela grande, coloque a mandioquinha, a batata e a mandioca cozidas e espremidas. Junte a água, leve ao fogo alto e misture com uma espátula de bambu para formar um purê mais fluido. 
  2. Acrescente a manteiga, tempere com o sal e pimenta e continue mexendo até a manteiga derreter. 
  3. Adicione a farinha aos poucos, mexendo bem com a espátula para incorporar Continue mexendo por cerca de 3 minutos, até a massa descolar do fundo da panela e ficar bem lisa. 
  4. Transfira a massa para uma travessa, espalhando com a espátula – assim a massa esfria mais rápido. Cubra a massa com filme em contato e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de montar as coxinhas.
  5. Para modelar as coxinhas: retire uma porção de massa e enrole formando uma bolinha. Abra a bolinha entre as duas palmas da mão, coloque um pouco do recheio desejado no centro e dobre as bordas dando formato à coxinha.
  6. Numa tigela coloque as claras e noutra tigela coloque a farinha de rosca. Com uma das mãos passe a coxinha pela clara e deixe correr bem o excesso, em seguida com a outra mão, passe a coxinha pela farinha de rosca. Repita com todas as coxinhas.
  7. Leve uma panela de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma assadeira com papel-toalha.
  8. Com a escumadeira, mergulhe delicadamente 4 coxinhas no óleo quente e deixe fritar, mexendo de vez em quando, até dourar. Com a escumadeira, transfira as coxinhas para a assadeira forrada com papel e repita com o restante. Sirva a seguir.